terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quer casar comigo?

Este é sem dúvida um momento especial na vida de muitas pessoas, decidi , quero me casar! Porém antes de fazer esta pergunta para a pessoa amada, deveríamos nos questionar em diversos pontos. Afinal o que levou você a fazer ou aceitar este convite? É um filho que vem por aí? Está buscando ser feliz? Será bom financeiramente? Ela é muito linda? Ele tem um ótimo emprego? É a tradição? Se não der certo terminamos? etc.…


Alguns buscam o matrimônio para obterem a felicidade, dias atrás ouvi um pregador que dizia: não se pode buscar a felicidade no outro, é preciso antes ser feliz, estar bem resolvido, e procurar fazer o cônjuge feliz, buscar a felicidade no outro é um erro, é muito fácil se desapontar “só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que não se cansa de procurar» (Catecismo da Igreja Católica n. 27).

O matrimônio é na verdade uma vocação ao amor e ao serviço da vida, porém esta instituição vem sendo atacada fortemente pela mídia nos últimos tempos, o adultério parece bonito nas novelas, o relacionamento entre pais e filhos abalados com a falta de autoridade dos pais, a indissolubilidade nem é cogitada, supervalorização do corpo, a fé e oração ficam em último plano.

A principal vocação do ser humano é o amor, fomos criados por um ato de amor do Deus Amor, temos este desejo inscrito em nosso coração. Para nós cristãos o matrimônio é um símbolo da Nova e Eterna Aliança, é uma representação real, através do sinal sacramental, da mesma relação de Cristo com a Igreja, por isso mesmo indissolúvel!

Dias atrás participei de um casamento, a igreja decorada, entraram os padrinhos ao som de linda canção, o noivo muito bem vestido, na sequência entram na igreja um menino e uma menina trazendo um balão em formato de coração, sentaram-se na escada do altar, uns minutos depois a menina deixou seu balão escapar, ele subiu e foi até o teto no alto da igreja, todos num coro falamos aaaaaahhhhh, o menino então também soltou seu balão, e todos ficamos acompanhando aquele coração subindo, e numa igreja tão grande o balão foi parar coladinho no outro, isto emocionou todos que ali estavam, parece que Deus queria nos dizer algo.

O casal precisa se amar e estar em Deus, nunca deve deixar Jesus de lado, a oração deve ser uma constante em um lar cristão. Devemos participar ativamente na vida da igreja, de que forma? procurando imitar a Cristo: Profeta, Sacerdote e Rei, apresentando por isso a família cristã como:

1) comunidade de fé e evangelizadora, dentro e fora do lar (ser Profeta).

2) comunidade em diálogo com Deus, onde um santifica o outro principalmente buscando a Eucaristia todos os Domingos (ser Sacerdote).

3) comunidade ao serviço do homem, um servindo o outro no lar e a família servindo aos irmãos, principalmente os mais necessitados. (ser Rei, não conforme o mundo e sim conforme Jesus).

Termino citando o Beato João Paulo II na FAMILIARIS CONSORTIO:

“Família, torna-te aquilo que és”! A família tem a missão de se tornar cada vez mais aquilo que é, ou seja, comunidade de vida e de amor,… deve dizer-se que a essência e os deveres da família são, em última análise, definidos pelo amor. Por isto é-lhe confiada à missão de guardar, revelar e comunicar o amor, qual reflexo vivo e participação real do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo pela Igreja, sua esposa.

Por: Leandro Otávio da Rosa 
Fonte: http://jovemcatolico.emdeus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário