sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Jovem Paulo

“Não que eu tenha recebido tudo isso ou já tenha tornado perfeito. Mas continuo correndo para alcançá-lo, visto que eu mesmo fui alcançado pelo Cristo Jesus” (Fl 3,12). Conquistado por Cristo!

O jovem Saulo era dado ao estudo, dedicado a perscrutação e compreensão da palavra de deus.
Zeloso em todas as coisas à luz da lei – que conhecia como ninguém -, foi um perseguidor de cristãos. Esse jovem, um dia, como ele mesmo escreve, foi conquistado, alcançado,  por Cristo. O sentido, a razão, o horizonte, a vocação e a missão de São Paulo é: “Fui conquistado (alcançado) por Cristo”.

O que sustenta Paulo na pregação, nas viagens, nas contradições, nas traições, nas acusações, no seu entusiasmo; o que move nas suas discussões, nas suas imposições, na sua vida e missão é ter sido conquistado por Cristo. A reviravolta completa, o novo caminho, a nova orientação nasceram de ter sido alcançado por Cristo. A reinterpretação da Escritura brota do ter sido conquistado por Cristo.

Os jovens também foram ou podem ser alcançados por Cristo. O mundo do estudo e da pesquisa exige entrega, doação, conquista, mas ao mesmo tempo oferece questionamentos sobre o sentido de tudo e da própria existência. Na busca ardosa de perscrutar as falas de Deus na história, na natureza, na convivência humana, na comunidade de fé, na palavra de Deus, eles podem ser conquistados por Cristo.

Alcançados, conquistados, como que iluminados e conduzidos ao novo mundo que nasce do encontro com o Senhor. Uma verdadeira releitura de tudo! E, conquistados, alcançados, encontrados, saberão com coração agradecido, viver como Paulo viveu: “Considero perdas todas as coisas, comparadas com o valor inexcedível do conhecimento de Cristo, meu Senhor” (Fl 3,8).

Na busca de em tudo perscrutar a presença do Filho de Deus, o jovem tem o mesmo vigor e ardor missionário de Paulo. E no seu vigor e ardor afirma: “Eis-me aqui! Envia-me!”





Escrito por: Leonardo Ulrich Steiner 
Bispo Auxiliar de Brasília secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário