terça-feira, 21 de maio de 2013

Jovens refletem sobre suas vidas e o chamado de Deus no Retiro Anual da Juventude

Pregador - Pe. Matheus 
Respondendo ao chamado de Jesus “Eis-me aqui, envia-me.”(Is 6,8), reuniram-se 50 jovens das cidades de Calmon, Irineópolis, Caçador, Bela Vista do Toldo, Lebon Régis, Três Barras, Videira, Papanduva e Fraiburgo para o 9° RAJ, no centro de formação João Paulo II em Caçador, nos dias 18 e 19 de maio.


 Durante os dois dias de retiro, os jovens refletiram sobre suas vidas, os caminhos que já percorreram, as expectativas, os medos, as experiências já vividas, os sonhos que cada um traz consigo. Permitiram-se parar, silenciar, ouvir a que Deus os chama, qual o seu papel na construção do Reino de Deus – Civilização do Amor. Foram enviados em missão, pois responderam SIM ao chamado. Voltaram para seus grupos, comunidades, paróquias, para os meios onde estão inseridos, cheios de coragem para ter atitudes proféticas de amor frente os desafios da vida e da sociedade.


A Jovem Lucia Ana Fritzen, da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude, conta como foi para ela preparar o retiro: “Este RAJ foi o meu primeiro, tanto na participação como na organização. Não é fácil organizar um evento desse tamanho, porém, com muita fé e força de vontade fizemos tudo acontecer até melhor do que tínhamos planejado. Espero que os jovens que participaram tenham saído com o coração cheio de alegria e de sede e fome por um encontro com Deus tão maravilhoso assim. A comunhão e a partilha das experiências no convívio desses dias com os jovens que lá estavam foi um reabastecimento para nós da coordenação, realmente vivemos o Pentecostes no encontro e foi possível ver estampado no rosto de cada um a aceitação do compromisso pela sua vocação, respondendo ao chamado e dizendo ‘Eis-me aqui, envia-me’”.
Missa

Também a Jovem Dayane Benedetti diz como foi participar do RAJ: “Poder participar de um retiro é ter a chance de parar para pensar, refletir e analisar sua vida e sua caminhada… Ter participado do RAJ não tem explicação, pensar em vocação nem sempre é fácil, aceitar os chamados da vida, muitas vezes se tornam difíceis e complicados, mas depois desse retiro tudo ficou mais claro. Foi tudo incrivelmente bom, os aprendizados, as conversas, as risadas, as amizades, a união das microrregiões com a diocese… Enfim, foi mais um momento que será para sempre lembrado.”

Terço luminoso

Confira algumas fotos desse momento: Retiro Anual da Juventude

Escrito por: Klaiton Mallmann dos Santos - (Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude)

Fonte: Diocese de Caçador

Nenhum comentário:

Postar um comentário