quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conheça o percurso do Papa durante os Atos Centrais na Jornada no Rio

29/03/2013 11h10 - Atualizado em 10/04/2013 19h24

Papa Francisco chegará a Copacabana e Guaratiba de helicóptero.  Grande corredor de 4 km será feito na Avenida Altântica.

Em toda Jornada Mundial da Juventude,
o Papa tem uma agenda extensa. Na programação, são quatro os encontros oficiais marcados com a juventude. Tanto em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde vão acontecer a Cerimônia de Acolhida e a Via-Sacra, como em Guaratiba, na Zona Oeste, palco da Vigília e Missa de Envio, o Papa Francisco chegará de helicóptero e não de carro como Bento XVI na última edição da JMJ na Espanha, em 2011.

De acordo com Padre Renato Martins, diretor do Setor Atos Centrais, um grande e único corredor será feito para a passagem do papamóvel no centro da pista, próxima à areia.

"Uma proteção com grades separará o Papa dos jovens para evitar qualquer eventualidade e para que ninguém saia ferido. Voluntários vão estar ao longo de todo o gradiamento garantindo que o Papa possa saudar com tranquilidade toda a juventude. Logo após a passagem do veículo, as grades serão retiradas para que os jovens possam ocupar toda a Avenida Atlântica”, conta padre Renato.

Vai ser a primeira vez que um Papa vai pisar na areia de Copacabana. Será uma oportunidade de apagar qualquer frustração gerada há 33 anos. Em 1980, quando João Paulo II esteve no Rio de Janeiro, o bairro mais famoso do Brasil se preparou, mas o pontífice foi direto para o Aterro do Flamengo.

Em Guaratiba, onde acontecerá a Vigília (dia 27) e a Missa de Envio (dia 28), o Papa também chegará de helicóptero e passará para o papamóvel para percorrer toda a extensão do Campus Fidei, terreno de 3,5 milhões de metros quadrados que estará dividido em 37 lotes, com 30 a 50 mil pessoas cada um.

Dependerá do horário e da decisão do Papa, percorrer ou não todos os corredores. "Não há previsão de que o Papa faça sobrevoo pelos peregrinos. Para garantir a segurança de todos, o helicóptero descerá em local afastado para só então se aproximar dos jovens", explica. 

São esperados entre 2 a 2,5 milhões de pessoas nos grandes encontros com o Papa e os jovens poderão ficar bem perto do pontífice. "Os corredores de passagem têm cerca de três metros e o papamóvel tem 1,5 metro de largura. Levando tudo isso em conta, os jovens poderão ficar a 1 metro ou 1,5 metro de distância do Papa para saudá-lo”, garante padre Renato.

Confira a programação dos Atos Centrais da Jornada:

23/7 - Missa de Abertura - Praia de Copacabana - presidida pelo Arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta.
25//7 - Cerimônia de Acolhida - Praia de Copacabana
26/7 - Via-Sacra - Praia de Copacabana
27/7- Vigília - Guaratiba
28/7 - Missa de Envio - Guaratiba

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário