quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reunião ampliada reúne coordenadores regionais e projetos da PJ em Florianópolis

Neste final de semana, dias 08 e 09 de fevereiro, membros da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude e dos quatro projetos assumidos no regional (Teias da Comunicação, Mística e Construção, A Juventude Quer Viver e Caminhos da Esperança) se reuniram para uma reunião ampliada em Florianópolis.


Os projetos da Pastoral da Juventude no regional Sul 4, iniciaram no ano de 2012 com o intuito de organizar as atividades que já eram realizadas, partindo da experiência nacional que adota seis projetos. No primeiro momento eles foram avaliados e a partir disso discutiu-se a organização dos mesmos em 2014. Percebeu-se que é fundamental a transversalidade constante, ou seja, que trabalhem juntos para obter bons resultados. À noite os jovens participaram de celebração eucarística, presidida pelo Pe Bertrand De Vetter, MSC e concelebrada por Pe Edivandro Frare, assessor da PJ estadual, estando presentes na comunidade de Morro das Pedras junto aos moradores e comunidade.

Atividades

Outro tema de pauta foram as atividades regionais que serão realizadas neste ano. Uma delas é a 4ª Missão Jovem, de 19 a 22 de junho, na Diocese de Caçador, cujas propostas de organização foram partilhadas na reunião. Também ocorre neste ano o Seminário Estadual contra a Violência e Extermínio de Jovens, que buscará a parceria com outras entidades que atuem na linha da juventude e estejam interessadas no debate.

A Assembleia Regional da Pastoral da Juventude (ARPJ), a ser realizada nos dias 11 e 12 de outubro, também foi pensada. As sugestões levantadas consideraram o envolvimento das dioceses e dos grupos de jovens no processo.  Das discussões uma comissão ficou responsável pela articulação a partir das sugestões e demandas da Assembleia. Uma das falas atenta para que a base esteja presente “voar, sem perder o chão”, compreendendo que as decisões ali tomadas refletem diretamente na base.

De cara nova

Quatro novos coordenadores foram eleitos em Assembleia nas dioceses em 2014. Desta forma passam a integrar a Coordenação Regional da Pastoral da Juventude (CRPJ) que está literalmente de “cara nova”. Bem vindos Franciele Schneider (Chapecó); Lucia Ana Fritzen (Caçador); Jonathan Velho Búrigo (Criciúma); e Adrieli Albertti (Lages).

Daiane Servo – Teias da Comunicação

Foto: divulgação.
Fonte: PJ Sul 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário