quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

4ª Etapa - Escola de Líderes - Comunidade do Martello

A 4ª etapa da II Escola de líderes da microrregião de Caçador teve o tema: Políticas Públicas para a Juventude, cidadania e democracia.. Assessorado pela Mari e Mario Brinhosa. A etapa aconteceu na Escola Wanda Krieger Gomes no dia 08 de dezembro de 2013.

Iniciou com oração, em seguida Mari nos trouxe o Estatuto da Juventude que provocou varias discussões principalmente na área de acessibilidade, meia-entrada e conselho municipal da juventude.

Professor Mario Brinhosa iniciou trazendo um pouco de sua história na PJ, e contou que escolheu cursar história para conhecer de onde veio e pra onde vai e para buscar entender a história de vida e do país.

A reflexão de Brinhosa começou com os jovens da PJ da década de 80, que foi a geração que começou a mostrar a cara da juventude na Igreja e acabaram saindo para partidos políticos, ongs, e outras entidades sociais.

Atualmente os cursos das Universidade tem que dar lucros. Quais são os cursos que podem vir pela universidade federal? Os alunos atualmente são preparados para serem operários e não pessoas, aqueles que detêm dinheiro para pagar os cursos ou para conseguir se manter nas cidades onde se tem universidade públicas, conseguem ser alguém na sociedade, já aqueles que já vem de um ensino médio e fundamental falho, só restam exercer funções sem tanto prestígio.

Para se ter controle dos países emergentes os europeus criaram um índice para medir esse risco, para possíveis investimentos, quanto menor o risco mais investimentos. Existe uma grande possibilidade do governo tomar conta da rede Globo e colocar isso a favor do povo. Seria um sonho que pode se realizar.

Discutiu-se alguns itens como a questão ambiental e a sustentabilidade. É preciso dar mais vida para o que esta acabando como fonte de sustentabilidade do sistema capitalista. Sendo que ciclo terrestre é a cada 800mil anos, os estudos climáticos que temos atualmente são dos últimos 80 anos. O que temos na internet no dia a dia nem  1% não podemos aproveitar para publicação cientifica.

As taxas de juros é uma forma que o governo tem de controlar a economia. A criação do cartão elo é uma forma de incentivar a economia nacional.
É preciso mudar a mentalidade e pensar em conhecer ao país não o exterior. O governo nos últimos 10 anos teve uma atitude diferente as embaixadas passaram a fazer negócios no exterior. Vendendo mais lá fora começamos a precisar mais empregos aqui no Brasil. O investimento do governo federal foi muito alto na agricultura familiar nesses últimos anos. As universidades federais dobraram. Destaque para as escolas técnicas que abriram centenas de campus por todo Brasil.

O conhecimento deve ser exercitado a toda hora e todo lugar, precisamos ser honestos em tudo, termos atitude.

Para o futuro do país precisaremos ter mais graduações e especializações com doutorado, assim como maior numero de cotas para ensino. Devemos também ter uma divisão justa de valores da cultura, que nos últimos 10 anos a ascensão social teve um belíssimo crescimento.

Devemos amar o próximo como a mim mesmo, os mendigos que muitas vezes são vistos apenas como um problema, eles dividem tudo como iguais, uma atitude que muitas vezes em locais onde poder aquisitivo é alto não se consegue ter partilha. Somos aproximadamente 7 bilhões de pessoas no mundo, cada um é parte integrante da humanidade.


Houve a pausa para o almoço, e não podemos deixar de agradecer a diretoria da escola Wanda, por disponibilizar o local e a cozinha, para podermos fazer esse trabalho de conscientização e formação para a juventude da PJ.

Na parte da tarde iniciamos com a parte da atualidade. Refletimos sobre a questão da colonização gaúcha. Existe uma parcela da comunidade que esta querendo continuara sendo aquele da década de 90.

O que é corrupção? O sistema é corrupto desde sua essência. Não podemos ficar estáticos a uma idéia precisamos ir além das possibilidades. A crença esta sempre fundamentada em algum nível de ignorância, todos nós somos ignorantes alguns mais outros menos.

Quem somos e qual minha raiz histórica? Nossos jovens não são instigados a pensar e sim a copiar, plagio é crime constitucional, devemos ficar atentos as notícias e nunca deixar-se enferrujar, ler livros e estar atento a tudo.
Após a despedindo do Brinhosa, foi celebrado o culto da palavra, onde a reflexão do evangelho, feito com a participação de todos, falava sobre a anunciação do anjo Gabriel e as leituras sobre o pecado de Eva e a bondade de Deus.

E para dar fim a 4ª etapa da II Escola de Líderes da Micro de Caçador, Edenilson partilhou seu testemunho na caminhada da PJ e também de sua vida social, nos dando um exemplo de perseverança e força de vontade.

Em nome da equipe que organizou esta etapa e também dos participantes, agradecemos a disponibilidade dos assessores e pelo acolhimento que tivemos por parte da comunidade e da direção da escola. Foi uma etapa que estudamos bem afundo o nosso papel como cidadão na sociedade, englobando cultura, educação, cidadania, entre outros aspectos.

Em nome da equipe de comunicação da PJ, pedimos desculpa pela demora da publicação da matéria, em breve já teremos a matéria da 5ª etapa.

Secretariado: Edenilson Perego
Escrito por: Gabriel da Costa Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário