sábado, 3 de agosto de 2013

JMJ – onde?

Depois desta grande jornada é tempo de focar novamente nas bases e continuar a caminhada; para muitos realmente é novidade o que o Papa Francisco nos traz que é uma mensagem de tirar nossa igreja do comodismo de estar dentro de quatro paredes e ir às ruas, falar com as pessoas as tratarem como seres humanos, porém para este que vos escreve não é nada de novo, pois bem lembro que desde 2008 nossos grupos de jovens da microrregião de Caçador já vem se encontrando nas casas de famílias e comunidades, é claro que ainda temos que ir muito mais além mas um dos principais pedido do Papa já vivemos em nosso dia a dia.
Outra linha que nosso Santo Padre nos pediu com muita dor para não descartar as extremidades de nossa sociedade são eles, crianças, jovens e idosos. Como é bonito sabermos que temos a Pastoral da Criança atuante e as Pastorais das Juventudes em nossa diocese no dia a dia resgatando a historio do Contestado e construindo a cidadania.

Francisco falou ainda da desigualdade social e o afastamento de nossa igreja do povo ou vice versa, realmente nossa igreja volta agora com um olhar mais humano sobre os fiéis e como venho dizendo a anos a igreja não pode ver nos fiéis “espíritos maus” e sim a face e o semblante de Deus em cada ser humano. Precisamos cada vez mais acolher uns aos outros para que não haja nenhuma pessoa passando fome mundo, muito menos sem acesso a saúde e educação, ai sim podemos dizer que estaremos construindo o Vosso reino aqui na terra.

Queridos jovens, obrigados por permitirem a este amigo a vivencia desta grande experiência de Deus junto a cada um e cada uma de vocês, tenham certeza que cada um foi escolhido por Ele pra viver sem medo cada segundo desta Jornada, primeiras reuniões, levantamento de custos, decisões de como arrecadar os valores, dificuldades, desânimos, abraços, brigas, carinhos, cobranças e tudo isso pra chegarmos hoje com essa linda lição se o jovem quer ele vai lá e faz mesmo quando muitos dizem que não. Agora conto com cada um e cada uma de vocês para fazer acontecer à jornada em nosso dia a dia em nossas vidas, nossa diocese e comunidades. Desculpem se em algum momento não pude responder-lhes a altura no que precisaram tenho a consciência tranquila de que fiz tudo necessário para tudo transcorresse da melhor forma possível e para finalizar agradeço em especial aos PJoteiros que me ensinam a cada dia lutar, amar e sonhar com esta juventude que constrói uma sociedade mais humana, justa e fraterna a cada amanha... é uma imensa alegria ser igreja caminhar juntos participar.....

Edenilson Perego
Assessor PJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário