terça-feira, 1 de maio de 2018

A MÍSTICA NOS FAZ CAMINHAR


       O encontro de jovens, realizado no quinto domingo da páscoa do ano litúrgico B, aconteceu na sala de catequese da Igreja Matiz do Cristo Redentor, onde refletiu-se sobre a mística da Pastoral da Juventude.
Para início, caminhamos pelo ambiente nos reconhecendo enquanto jovens de igreja, membros de uma família, nos reconhecendo na/no outra/o e a/o outra/o em nós. Como haviam novos membros nos apresentamos através de uma dinâmica. A caminhada nos faz lembrar de pessoas que vieram antes de nós e também que após virão outras. Nesse caminho tomamos consciência de que fazemos parte de um todo.
Caminhando na mística bíblica, a Tays proclamou a leitura retirada do livro do Êxodo 3, 1-6, sobre a “Sarça Ardente”. Assim como Moisés retirou as sandálias para se aproximar do solo sagrado, quando se assume um compromisso é necessário se despir de algumas coisas, deixando de lado outras atividades para poder caminhar nessa terra santa que é o grupo de jovens. Após uma conversa sobre o que é mística, fez-se a leitura sobre um dos projetos nacional “Mística e Construção”, do subsídio “Somos Igreja Jovem”.
Concluindo o encontro com momento de oração e lembrando que mística, além de teoria, é vivência, dinamismo, “mistura” que dá sabor para a caminhada. Por fim, agradecemos aos participantes pela presença e foi partilhado em uma palavra como foi o encontro para cada um como: aprendizado; amizade; amor; esperança.

Músicas utilizadas no encontro:
Hine Ma Tov (ODJ)
Foi Deus quem fez Você (Amelinha)
Mistérios (Zé Vicente)
Se Calarem a vós dos profetas (Antônio Cardoso)
Guaranis (padre Gildasio Mendes)
                                                                                                                                                 Carlos AB



sábado, 14 de abril de 2018

SEMANA DA CIDADANIA 2018

PELAS MULHERES: PASTORAIS DA JUVENTUDE LANÇAM SUBSÍDIO DA SEMANA DA CIDADANIA

Fonte: www.pj.org.br




“Mulheres, é hora de transformar o que não dá mais”. Com essa temática, as Pastorais da Juventude do Brasil – Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) – lançam o subsídio da Semana da Cidadania 2018, prevista para ser trabalhada nos grupos de base de 14 a 21 de abril. O lema que ajudará as/os jovens na reflexão é: “Essa ciranda não é minha só, ela é de todas/os nós”. Para a iluminação bíblica, foi escolhido o versículo 13 do capítulo 15 do livro de Judite: “Ela foi para a frente de todo o povo e conduziu as mulheres na dança”.
O material é dividido em quatro eixos: (1) protagonismo social e participação política das mulheres; (2) desigualdade de gênero no mercado de trabalho; (3) violência doméstica contra a mulher e (4) protagonismo feminino no seio da Igreja. Além disso, o conteúdo do subsídio traz sugestões de diferentes tipos de atividades que podem ser realizadas pelos grupos, além de roteiros de ofício divino.
O cartaz da atividade permanente foi diagramado pelo jovem Thiago Lemos. A arte é uma construção de Chiquinho d’Almeida e Pe. Maicon Malacarne, membros da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ. O subsídio tem diagramação de Thiesco Crisóstomo. A construção do material foi feita pelos/as secretários/as nacionais das PJ’s em conjunto com jovens das respectivas coordenações nacionais.

Faça download do material clicando aqui