quarta-feira, 18 de abril de 2012

EDIJUV (2)

A Pastoral da Juventude de Caçador através dos representantes das Paróquias Nossa Senhora Rainha, Cristo Redentor e São Francisco de Assis, participaram nos dias 14 e 15 de abril em Poço Preto, comunidade do interior de Irineópolis da 1ª Etapa da II Escola Diocesana da Juventude (EDIJUV).

Participaram da etapa cerca de 30 jovens tendo como tema: Formação Integral – Capacitação Técnica e Espiritualidade Juvenil, conduzidas pelos assessores, Seminarista Éderson Iarochevski e Pe. Moacir Caetano da Silva.

As atividades deram inicio no sábado, com almoço preparado por colaboradores da comunidade. Em seguida o assessor do dia Sem. Éderson iniciou suas atividades com várias dinâmicas para interação dos jovens e trabalhos sobre liderança.

A noite aconteceu uma confraternização encerrando as atividades do dia. O pernoite foi em escola da comunidade.

O domingo iniciou com café da manhã, uma breve introdução sobre o tema a ser trabalhado. Em seguida os jovens participaram de uma celebração conduzida pelo Pe. Caetano assessor do dia. Logo após iniciamos as atividades sobre Espiritualidade, baseando-se em Charles de Foucault.

Foram muitos os momentos dessa etapa, oração, seriedade, espiritualidade e muita alegria!

Encerramos as atividades no domingo à tarde, com o envio e uma calorosa despedida agradecendo a comunidade que nos acolheu com carinho e muita expectativa para a próxima etapa.

Franciele – PNSR

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EDIJUV


Nos dias 14 e 15 do mês de abril, a Pastoral da Juventude de Caçador participou da 1º etapa da 2ª Escola Diocesana da Juventude(EDIJUV) que aconteceu em Irineópolis na comunidade de Poço Preto, a escola se iniciou no sábado ao meio dia com o almoço depois tivemos a oração inicial conduzida pelo professor Lídio de Arroio Trinta, após o Secretário Diocesano Carlos André Basílio apresentou-nos o assessor do dia, o Seminarista Ederson Iarochevski, que iniciou seus trabalhos com varias dinâmicas, fazendo com que os jovens interagissem e se apresentassem e cada um conhecesse um pouco de cada um, o pernoite foi feito em uma escola ao lado da comunidade e os trabalhos iniciaram- se no domingo pela manha as 8 horas, quem assumiu a assessoria foi o Pe. Moacir Caetano que trabalhou com o tema: Espiritualidade, os trabalhos se encerraram pelo domingo a tarde as 16 Horas onde os jovens da nossa diocese retornaram para suas casa.
Participaram da EDIJUV os Jovens José Fernando Garipuna e Franciele Aimi Garipuna da Paróquia Nossa Senhora Rainha, os Jovens Claudio Costa, Jhonatan Magalhães dos Reis, Viviane Basílio e Tatiane Lasta da Paróquia Cristo Redentor, e os Jovens Edenilson Perego, Scheila Perego, Evelyn Grobe e André F. Carrer (membro da coordenação da 2º EDIJUV) da Paróquia São Francisco de Assis.
Agradecemos a Comunidade de Poço Preto que nos acolheu, aos assessores que conduziram, aos 30 jovens aproximadamente que se fizeram presente.
Contamos com a presença de todos para a próxima etapa que sera realizada em Caçador no Centro de Formação João Paulo II dos dias 26 e 27 de maio.


André Felipe Carrer



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teatro

Nesta terça-feira (03) foi realizado, através de uma parceria entre a paróquia São Francisco de Assis e a Igreja Adventista do sétimo dia um teatro apresentando pelo Ministério Jovem Adventista.
Também apresentado na paróquia Cristo Redentor, o teatro reuniu católicos e adventistas em uma noite de louvor e reflexão, animada pelos hinos adventistas.
O teatro se dava através de uma sequencia de personagens e situações cotidianas que nos afastam de Cristo, como o dinheiro e os vícios, a luta dele para nos manter em paz e como Ele nunca desiste de nós.
Após a apresentação houve uma breve reflexão sobre tudo o que foi visto e sobre a música usada na representação, emocionando os presentes.
Esse teatro, além de nos mostrar o sacrifício do Senhor por nós, também mostrou o quão certo pode ser uma parceria entre religiões, principalmente quando se trata de grupos de jovens. A parceria rendeu resultados tão satisfatórios que não seria surpresa se repetisse.
Jovem evangelizando jovem por um mundo melhor e uma igreja mais unida.

De Bianca
Para PJ-Caçador

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Encontro do setor

No dia 1 de abril de 2012 os participantes da PJ (Pastoral da Juventude), EJA (Encontro de Jovens Amigos), PJM (Pastoral da Juventude Marista), RCC(Renovação Católica Carismatica - Ministério Jovem) e JA (Jovens Adventistas) estiveram presentes  no salão paroquial da Paróquia São Francisco de Assis para o segundo encontro do setor Juventude às 20:00 horas.


No primeiro momento houve uma pequena apresentação para JA para conhecer melhor os grupos. Logo em seguida, uma dinâmica para socialização. Após, tivémos o momento de estudo. O EJA ficou responsável apresentar para os demais sobre as transformações culturais e os jovens, apresentaram sobre as tecnologias existentes no passado e de hoje em dia,   e que a igreja teria que ter um avanço junto com as tecnologias, para que os jovens se interessem, mas é claro sem perder os princípios. Os demais grupos entreteram e comentaram sobre o assunto.

Depois a PJM responsável pela subjetividade que significa auto-estima, conhecer a si mesmo, para um melhor encontro a Deus, também todos socializaram o assunto. A PJ ficou responsável pelas novas expressões do sagrado demonstramos que todos estão em busca da espiritualidade, mas em alguns momentos buscam em manifestações religiosas duvidosas e assim não acreditando mas nos ensinamentos de Deus, na igreja mesmo dita. Muitos jovens estão à procura de algo que satisfaça as necessidades mas que não precise envolvimento algum. Como foi dito, a igreja precisa de um avanço para esses jovens se interessem a igreja para que não aconteça isso.
E a RCC responsável pela centralidade das emoções, com várias opiniões nessa parte.  Hoje em dia somos facilmente manipulados pela parte emocional, como dizem a fé é regulada pelo mercado, principalmente pela TV. Infelizmente nesses casos, quando tocam na parte emocional, não está vinculada com a fé, e sim com a busca de poder, pois se tiver fiéis fáceis de ser manipulados muito mais vai enriquecer. Mas não é bem assim o que nós Jovens Cristãos acreditamos,  muito pelo contrário numa sociedade justa se há a felicidade plena, onde vivemos bem com nós mesmos, com todos a nossa volta,  e é claro com Deus.
Depois das apresentações, JA tamb

ém falaram dos assuntos  apresentados JA participam tbm de outro grupo Desbravadores, eles até comentaram que esse grupo Desbravadores, as atividades deles são diversificadas eles tem os encontros deles na igreja mas também fazem trilhas tudo envolvendo espiritualidade, oq é muito legal
. No final, JA cantaram enfatizando muito bem, e fizeram um convite de amigos para amigos. Agradecemos o pessoal do JA por fazerem presentes no encontro e que estão convidados para o próximo encontro que será no dia 13 de maio.

De Manu para PJ-Caçador

segunda-feira, 2 de abril de 2012

9º ano da 'Paixão de Cristo'


ESPETÁCULO
9º ano da 'Paixão de Cristo'
O Estádio Municipal será transformado num grande palco a céu aberto às 21h do dia 6 de abril. Na ocasião será retratada a vida de Jesus Cristo elencando seus últimos dias de sofrimento junto ao povo. ...A interpretação da ‘Paixão de Cristo’ é uma promoção da Prefeitura de Caçador através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), com a realização do Grupo Teatral Temporá. O espetáculo - já em sua 9ª edição - encerra as festividades em alusão ao aniversário da cidade.
A encenação da Paixão de Cristo, tradicional no Município, se tornou uma atração para as pessoas de cidades vizinhas, movimentando o turismo e economia de Caçador. Realizada ao ar livre, disponibilizará cenários com iluminação e som de alta qualidade.
Nesse ano a “Paixão de Cristo” tem sua organização com próprios membros do grupo, sob a direção geral de Adilson José Panatta. A direção cênica está sob a responsabilidade de Aldo Marghotti; a direção de núcleos por Meliza Sabini; a direção coreográfica por Minéia Mafioletti; e direção e confecção de figurinos por Marcio Leniesky. A peça conta com 63 atores e mais de 100 figurantes.
“Contamos ainda com apoio da Fundação de Esportes, Arte livre, Inviolável segurança e colaboradores do Grupo teatral Temporá. Mas para que tudo isso seja grandioso, contamos com o público que nos prestigiará”, conclui i presidente da FMC, Aldo Marghotti.
Fonte: http://www.diariocacadorense.com/